Iniciar um blog, dicas úteis

Um guia passo-a-passo, simples e gratuito para quem deseja ou está em dúvida sobre iniciar um blog. Se ainda tem dúvida, te dou 25 razões para começar a blogar

Comece com apenas 3 etapas:

Iniciar um blog, dicas úteis

PASSO 1: Escolha a plataforma para iniciar um blog

Aprender a começar um blog atualmente, é muito simples e não requer nenhuma experiência de desenvolvimento técnico ou web (como costumava ser há anos atrás). Para começar, você precisa escolher uma plataforma para o seu blog.

Uma plataforma é onde seu blog será construído, muitas vezes referido como um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) que permite que você crie facilmente seu blog e escreva conteúdos (postagens).

É prioridade máxima selecionar a plataforma correta desde o início.

O gráfico abaixo ilustra o uso de plataformas de blogs a partir de 2017. Como você pode ver, mais da metade de todos os blogueiros optam por usar o WordPress, algo que eu também recomendo que você faça.

Iniciar um blog, dicas úteis

Para os iniciantes que procuram iniciar um blog, o WordPress é o caminho a seguir.

Sem dúvida, é a plataforma mais simples que já tive o prazer de trabalhar e os dados sugerem que não estou sozinho.

Também é flexível e facilmente personalizável, desde proprietários de pequenas empresas até blogueiros, até profissionais e freelancers, simplesmente não conseguem parar de delirar sobre o WordPress.

Aqui estão algumas razões do porquê:
  1.  É grátis – Isso mesmo, não é um truque. A plataforma WordPress é realmente 100% gratuita.
  2. É Super Iniciante : o WordPress possui recursos chamados de plugins que são projetados para pessoas não-técnicas, e eles são gratuitos para usar em seu blog. Com plugins, você pode adicionar formulários de contato, caixas de comentários, galerias de imagens, vídeos e quase qualquer coisa que você possa imaginar.
  3. Comunidade enorme com ajuda e suporte – Como todos os outros estão usando o WordPress como seu site de blogs , é rápido e fácil encontrar a ajuda que você precisa. O WordPress também oferece uma incrível biblioteca de recursos gratuitos em seu site e tutoriais em vídeo no Youtube.
  4.  Mobile Responsive – Você não odeia os blogs que você visita no seu telefone onde você tem que apertar a tela para ampliar? O WordPress criará automaticamente o seu blog “responsivo”, o que significa que ele funcionará em todos os telefones celulares e tablets que as pessoas usam para visitar o seu blog.
  5.  Grandes marcas a amam – Você sabia que mesmo as maiores marcas do mundo usam o WordPress como plataforma? Sony, MTV, CNN, Ebay, Best Buy e até ESPN todos preferem o WordPress pelo resto.

PASSO 2: Escolha um nome de domínio e um provedor para seu blog

Agora que você selecionou sua plataforma de blog, você precisará de duas coisas para fazer seu blog on-line:

  1. Um nome de domínio (você sabe, um desses endereços como www.fengshui-dicas.com.br, que as pessoas usam para encontrár o blog)
  2. Um provedor de hospedagem (o serviço que mantém seu blog na internet)
Para isso vamos pensar….

Qual tópico de blogs você é mais apaixonado? Confira outros blogs similares para ver o que as pessoas estão escolhendo como  nomes de domínio.

Se você vai iniciar um blog  para o seu negócio, seu nome de domínio deve ser o nome da sua empresa (wwwSUA EMPRESA.com.br)

Se você vai iniciar um blog para si mesmo, seu domínio deve ser seu próprio nome. Meu primeiro blog foi chamado monijil.com.br (ele já não existe mais)

Eu escolhi De-Cuore como o nome de domínio para este blog e outro, porque queria ajudar as pessoas a criar várias coisas. De Coração!

Os nomes de domínio geralmente terminam : COM.BR .NET.BR ou .ORG.BR, entre outros, Existem outras tantas como: ART.BR, ECO.BR, EDU.BR e várias outras. Veja aqui algumas categorias.  E aproveite que está no Registro-Br para registrar o seu domínio.

Mas antes, escolha com bastante capricho.

Ao escolher um nome de domínio, o que eu aconselharia? Não perca tempo com nada além de .com.br.  As demais extensões de nome de domínio,  não são amplamente conhecidas, por isso será mais difícil para os clientes e leitores encontrarem você. E o .br é óbvio, né?

Feito isso, procure um provedor de hospedagem, alguns, como o que eu uso, Host Gator, pode fazer todo o trabalho por você. Basta você escolher o domínio no site e seguir em frente. (Nesse caso, não esqueça de mudar para .com.br, na promoção)

Você vai achar estranho, eu não fazer o passo-a-passo para você se registrar ou mesmo instalar o WordPress. Vou fazer mais por você, vou te indicar um blog, onde você terá tudo isso e no passo a passo. Também, se você achar necessário, vou te deixar o link de um curso em vídeo, que vai te tornar mais profissional (grátis).

O que desejo é dar idéias e não a técnica, só se for extremamente necessário e não existir na net.

Mas vamos seguir, pois você precisa ter certeza de que está pronto(a) para iniciar um blog

PASSO 3: Personalizando seu Blog do WordPress

Até agora você aprendeu a iniciar um blog, e também, através do curso indicado, personalizá-lo. Vou te explicar como escolher um Tema, para poder iniciar um blog, de forma simples e fácil, pois sei que você está com essa pergunta na ponta da língua:

Como posso encontrar um tema que funcione no meu blog?
  1. Procure por algo que seja simples. Qualquer coisa muito complicada irá sobrecarregar os sentidos do espectador e confundi-los quando chegarem.
  2. Deve ser um design sensível para dispositivos móveis (responsivo). A grande maioria de seus visitantes usará dispositivos móveis. Eles devem ter uma experiência igual a das pessoas que visitam em desktops. Se você não tiver certeza, verifique a descrição do tema e execute a página de demonstração através do Teste móvel móvel do Google .
  3. Certifique-se de que o tema afirma claramente que é compatível com todos os principais navegadores da Web: Chrome, Firefox, Internet Explorer, Safari e assim por diante.
  4. O tema deve suportar quase todos os plugins que você deseja instalar. Se houver alguma dúvida nesta frente, pergunte ao desenvolvedor ou pesquise o plugin específico que você está preocupado com certeza.
  5. Procure apoio multilingue nas diferentes versões do seu blog e para diferentes plugins multilíngües.
  6. Se você é iniciante, considere procurar temas com construtores de sites ou blogs incluídos.
  7. Finalmente, procure temas com abundância de comentários e opções para suporte.
Uma nota importante:

Mude seu tema com a frequência desejada nestes estágios iniciais. É melhor encontrar a opção perfeita ao iniciar um blog, do que ter que mudar tudo, depois que ele estiver pronto. Se você decidir na estrada que deseja experimentar algo diferente, lembre-se disso: mudar seu tema não exclui nenhuma postagem, página ou conteúdo.

Como faço para adicionar conteúdo e criar novas páginas, no meu blog?

Adicionar novos conteúdos no WordPress é simples e fácil. Felizmente, se você já usou um programa como o Microsoft Word no passado, você estará em casa aqui, prontinho para iniciar um blog.

Clique em Páginas ou Posts e depois em Adicionar novo.

Vamos continuar, mergulhando mais fundo…

Diferenças entre Páginas e Posts em um blog

Posts:

São publicados com frequencia e, salvo raras exceções, aparecem na página inicial do blog. Eles aparecem em ordem cronológica inversa, ou seja, o mais recente fica no começo e as demais ficam embaixo do mais recente ou nos arquivos. Posts têm data, categoria, link para comentários e, geralmente, também têm tags. Posts aparecem nos feeds/RSS.

Páginas:

Ao contrário dos posts, as páginas são estáticas, ou seja, não vão lá para o final ou para o arquivo conforme novos textos são publicados. O que importa não é a data de publicação e sim o conteúdo da página, que geralmente trata de informações do blog, tipo: Sobre, Autores, Contato, Licença de Uso, etc. Os links para as páginas estão normalmente no menu ou topo do blog ou encabeçando alguma coluna lateral, pois contém informações que devem estar sempre acessíveis aos leitores. Como são publicadas e permanecem no mesmo lugar, as páginas não aparecem nos feeds.

Acho que você já está cheio(a) de informações e já pode até, iniciar um blog sem dúvida e começa  a escrever algumas coisas bem interessantes.

Diga sobre o que é o seu blog e em que posso te ajudar, eu ficarei feliz em fazê-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *