Meditar, te torna mais produtivo!

O que a palavra “meditar” evoca para você? Monges budistas rezando em um templo ao lado de alguma montanha distante? Iogues indianos amarrando-se em nós, usando pernas e braços para isso? Hippies bebendo chá verde e comendo tofu?

Meditar, te torna mais produtivo!

A meditação tem sido conhecida por seu uso em práticas espirituais, mas a prática da meditação tem muitos benefícios e certamente não é apenas uma tendência de nova e alta tendência.

Assim como o reino dos gurus espirituais e dos ascéticos, a meditação está se tornando popular entre empresários, acadêmicos e qualquer um que tenha como objetivo alcançar seu maior potencial.

Os funcionários do Google têm a oportunidade de frequentar aulas regulares de meditação e o número de aplicativos de meditação que aparecem no iTunes e na loja Google Play é um testemunho de como a popularidade desta antiga prática aumentou nos últimos anos.

Então, que tanto barulho é esse?

Os benefícios de meditar:

Muitos estudos foram feitos nos efeitos físicos e mentais da meditação e há evidências convincentes de que a meditar regularmente pode realmente fornecer uma série de benefícios positivos para a nossa saúde e bem-estar.

As varreduras de ressonância magnética mostraram que durante a meditação, o padrão de ondas cerebrais muda, para ondas que são produzidas quando estamos profundamente relaxados ou adormecidos.

Meditar literalmente acalma o cérebro e silencia os pensamentos, reduzindo a quantidade de informação que normalmente teria que processar na atividade normal.

Então, o que um cérebro mais calmo faz por nós?

  1. Aumenta o foco e reduz a susceptibilidade às distrações
  2. Reduz o estresse
  3. Melhora a energia e reduz a fadiga
  4. Aumenta a criatividade
  5. Melhora a memória
  6. Melhora a estabilidade emocional
  7. Melhora o humor e aumenta os pensamentos mais felizes
  8. Melhora a capacidade de retroceder e refletir sobre problemas complexos

Um estudo realizado pela Universidade de Washington sobre os efeitos da meditação em um ambiente de alto estresse descobriu que os trabalhadores treinados em técnicas de meditação apresentaram melhores níveis de energia, uma perspectiva mais positiva, melhoraram a memória e se concentraram melhor no trabalho.

Alcançar apenas um ou dois benefícios potenciais poderia ter um efeito significativamente positivo sobre a sua produtividade.

Parece bom? Mas talvez você esteja pensando que você não tem tempo nem a inclinação para se sentar de pernas cruzadas por uma hora todos os dias.

Não há necessidade de temer – apesar de algumas pessoas se tornarem um tanto viciadas nos efeitos positivos da meditação e optam por fazê-lo por longos períodos, alguns minutos por dia pode fazer uma grande diferença em sua vida.

Como desenvolver a prática de meditação

Existem muitas formas diferentes de meditar – você não precisa se sentar na posição de lótus com os olhos fechados, cantando “om”. Muitas pessoas realmente se envolvem em atividades meditativas sem perceber.

Meditar, te torna mais produtivo!

Tricotar, por exemplo, pode ser uma forma de meditação à medida que a atividade repetitiva se concentra e acalma o cérebro.

A técnica geral por trás da meditação é treinar seu cérebro para se concentrar em uma coisa particular.

Esta pode ser a sua respiração, um mantra, um som como um relógio, a luz de uma chama de vela, um ponto no teto, uma imagem em sua mente ou qualquer outra coisa que funcione para você.

Tentando simplesmente parar de pensar é incrivelmente difícil para a maioria das pessoas, então você precisa de um objeto de foco para evitar que sua mente disperse.

Muitas pessoas falham em suas tentativas de meditar porque tentam fazer demais muito cedo. Tal como acontece com o exercício, é melhor começar pequeno e construir ao longo do tempo.

Disponibilizo esse Guia, para quem quer começar a meditar, ele dá uma ideia bem geral de como começar a praticar por apenas 2 minutos por dia.

Seja qual for a forma como você escolhe para meditar, você provavelmente vai querer encontrar um espaço tranquilo onde você estará livre de interrupção pelo tempo que você escolheu para meditar. Ser confortável também é importante – sentar as pernas cruzadas é tradicional e tem outros benefícios, mas não há razão para que você não possa meditar deitado na cama ou sentado em uma cadeira confortável.

Meditar, te torna mais produtivo!

Você também pode tentar um aplicativo de meditação para ajudá-lo a desenvolver a habilidade. Esses aplicativos usam uma técnica chamada meditação guiada para ajudá-lo a alcançar um estado relaxado e concentrado e são ótimos para iniciantes. Experimente uma das seguintes opções (Todos em português):

  1. Medite.se

    Feito por brasileiros, e narrado por Tadashi Kadomoto, terapeuta que faz treinamentos comportamentais no instituto que leva seu nome. É  é uma ótima opção para quem quer aprender a meditar sem pagar nada. Clique aqui para baixar.  O Medite.se está disponível para Android e iOS.

  2. Zen

    Parte do conteúdo é gratuito, mas o app completo é pago. A maioria das meditações tem a voz da vlogueira Juliana Goes. Em inglês, espanhol e português. Clique aqui para baixar!  O aplicativo está disponível para Android e iOS.

  3. 5 Minutos
    O aplicativo em português criado pela ONG Mãos Sem Fronteiras propõe 5 minutos de relaxamento em meio a correria do dia a dia. Através dele é possível controlar o tempo de meditação e fazer uma pausa para ter um momento de leveza. Disponível gratuitamente para Android e iOS
  4. Vivo Meditação

    As sessões são guiadas por Satyanatha (nome monástico do brasileiro Davi Murbach), que foi monge por sete anos em Kauai Aadheenam, um monastério indiano.
    O aplicativo tem mais de mil meditações exclusivas. O Vivo Meditação oferece um período de degustação de sete dias, mas só a parte de Fundamentos está liberada.
    Depois, você precisa pagar R$ 5,99 no plano semanal ou R$ 24,99 no plano mensal. Apenas para clientes Vivo Móvel. Ele está disponível para Android e iOS.

  5. Mindfulness

    Esse aplicativo traz as práticas mais clássicas de mindfulness, oriundas dos programas de redução de estresse. Ele está disponível para Android

Meditar, te torna mais produtivo!

Lembre-se, você não precisa necessariamente reservar um certo momento a cada dia para meditar. Pequenos períodos de meditação podem caber facilmente em sua jornada de trabalho – por exemplo, durante sua pausa do café .

Você medita? Você experimentou um dos aplicativos de meditação que mencionei ou você tem outro para sugerir? Conte-me sobre, nos comentários. Agora feche seus olhos e respire ..

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