Todo “Marketeiro” é mentiroso!

Todo marketeiro é mentiroso, pois todo consumidor também é, afirma em seu livro,  Seth Godin. Sim, esse é mais um título e mais um best seller de Godin, vale apreciar.

O autor informa que as pessoas contam mentiras para si mesmas quando estão prestes a fazer uma compra, e que os mesmos consumidores, não são racionais nesse momento.

Eles caem na história contada pelos marketeiros, para vender os produtos.

Contar histórias é a única forma de divulgar ideias, vender e é por esse motivo que os marketeiros se enquadram na categoria de mentirosos.

São eles que fazem o consumidor decidir pelo produto mais caro, sendo que este supre a mesma necessidade que um mais barato.

Um bom exemplo é que o vinho fica mais gostoso numa taça, do que num copo…

Todo "Marketeiro" é mentiroso!

Esse é o motivo pelo qual compramos roupas de marca, jantamos em restaurantes caros, pagamos o triplo do preço em produtos orgânicos e os perfumes franceses são os melhores do mundo.

Porque que eles contaram uma história (mentira?) e nós acreditamos.

Godin afirma que os fatos são irrelevantes para o consumidor, vale apenas aquilo em que o consumidor acredita, as tais histórias contadas pelo marketeiros. Não importando se algo é melhor, mais rápido ou eficiente.

Não é esconder a verdade , é privilegiar a história em vez dos fatos e, principalmente, ser autêntico.

O livro mostra que os marketeiros que tem maior sucesso, são aqueles capazes de contar as melhores histórias, de maneira honesta, histórias essas que nós, consumidores, queremos acreditar e espalhar por ai.

Godin redime todos os marqueteiros ao dizer que “mentiu” no próprio título do livro pois o mesmo deveria se chamar, “Todo marqueteiro é um contador de histórias”.

Mas se ele tivesse falado “a verdade” desde o início, o livro não teria a menor graça e não teria sido o best seller que foi.

Mais uma lição implícita dada por Godin.

Godin conclui dizendo que a vida das empresas, instituições e personalidades será muito mais bem-sucedida quando entenderem que o excelente marketing é aquele que conta uma excelente história.

Ao mesmo tempo em que você deve ser honesto, você deve satisfazer a necessidade de um público cada vez mais exigente, que não quer apenas o “melhor produto do mundo”, mas também quer “a melhor história do mundo”.

Se você está até agora por aqui, só prova que todo mundo gosta de uma boa história, não é mesmo?

Eu estou me tornando cada vez mais fã do Seth Godin, e já fiz uma breve resenha de outo livro dele. Confira aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *